Disquetes ou Discos Flexíveis (Floppy Disks)

É um disco de armazenamento fixo de dados, não armazenam tantas informações quanto o disco rígido, mas são removíveis e transportáveis. Os discos flexíveis são usados para mover arquivos entre sistemas de computação podendo ser copiados para o computador e fazer backup de dados importantes. Esses discos também necessitam de drivers para que os dados sejam gravados ou lidos.
Quem lê e grava as informações no disquete é a cabeça da unidade de disquete. A cabeça é formada por duas bobinas e as informações são lidas, escritas e apagadas, através da magnetização e desmagnetização da camada magnética do disquete. 
Existem dois tamanhos de disquetes: 3 ½ (três e meia polegadas) e 5 ¼ (cinco um
quarto polegadas), que esta em desuso desde os início dos anos 90.
A disquete com 3,5 polegadas tem uma capacidade de armazenamento de 720 KB (DD=Double Density) até 2,88 MB (ED=Extra Density), embora o mais comum actualmente seja 1,44 MB (HD=High Density), ou 5,25 polegadas com armazenamento de 160 KB (Single Side = Face Simples) até 1,2 MB (HD).

1981-2011 
A Sony - que "dispõe de uma quota de 70 por cento do mercado de disco flexível interna" - anunciou no mês passado que irá retirar completamente do mercado no final de Março de 2011. Não foram os primeiros a retira-las, outros fabricantes já retiraram do mercado, já que a capacidade de armazenamento de dispositivos de grande porte como unidades flash USB são baratas e prontamente disponíveis. Estas são agora algumas formas de serem utilizadas as eternas disquetes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário