Fitas Magnéticas

São tiras plásticas contínuas com uma das faces coberta por material magnético. As principais características desse tipo de meio são: removíveis; possuem resistência mecânica e forte resistência aos agentes físicos; apresentam homogeneidade magnética e tem grande capacidade de armazenamento. Estes dispositivos possuem cabeçotes em posições fixas. Os cabeçotes de gravação possuem um electroíman que magnetiza o meio magnético, para isso, recebe uma corrente eléctrica no sentido correspondente ou cabeçote de leitura, sem corrente eléctrica, passa sobre a superfície. É um mecanismo mecânico que fazem as fitas girarem para que o cabeçote possa aceder à fita.

Existem três tipos de fitas magnéticas: as fitas cassetefita em carretel (Tape Reel) e cartuchos de fita (Tape Cartridge).
Fitas magnéticas de áudio.

Fitas magnéticas de Vídeo.



• Fitas cassete: são utilizadas para gravação de áudio;







• Fitas em carretel (Tape Reel): são fitas magnéticas, geralmente com 12,7 mm de largura, espessura de 0, 048 mm e comprimento de 194 a 780 m. A informação é registrada em pontos magnetizáveis ao longo de sete ou nove pistas, possui densidade de dados variando de 200 a 6250 bpi (bits por polegada);





• Cartucho de fita (Tape Cartridge): é uma fita magnética encapsulada em um cartucho plástico ou metálico, semelhante às fitas de áudio e vídeo. O encapsulamento serve de proteção para o meio de armazenamento de dados barato, comparando a outros meios e possui grande capacidade de armazenamento (vários gigabytes).

1 comentário: