Disco Rígido

O Disco Rígido (popularmente chamado de Winchester ou HD, do inglês Hard Disk.), são unidades de disco que armazenam mais dados e são mais rápidos do que os discos flexíveis. É um dos principais dispositivos de armazenamento. Como eles são capazes de armazenar muitos dados, às vezes são chamados de dispositivos de armazenamento de massa ou memória de massa. É caracterizado como memória física, que é aquela nas quais as informações não são perdidas quando o computador é desligado.
As unidades de disco rígido são utilizadas para o armazenamento de dados que devem estar disponíveis ao  sistema de computação e ao usuário no momento em que a tarefa tiver que ser realizada, pois normalmente são unidades fixas. O sistema operacional e os programas a serem executados permanecem armazenados no disco rígido, pois podem ser acedido rapidamente, sem a necessidade da colocação de um disco flexível para cada tarefa. A leitura dos dados no disco rígido dá-se pelas trilhas, que são divididas em sectores. Ele se encontra dentro de uma câmara hermética, fazendo com que os cabeçotes consigam passar muito mais próxima da superfície do disco. Essa precisão e a maior área de superfície oferecida pelos vários pratos fazem com que os discos possam ter uma variedade de tamanhos: 8 GB, 10 GB, 20 GB, 40 GB.

Curiosidades: O primeiro HD foi construído pela IBM em 1957. Era formado por 50 discos magnéticos e tinha capacidade para 5 MB. Os primeiros discos rígidos utilizavam a mesma média magnética que as disquetes, já os HDs actuais usam média laminada. Os discos magnéticos são recobertos por uma camada magnética que quanto mais fina, mais densa, ou seja, tem maior capacidade para armazenar dados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário