O que é um dispositivo de armazenamento?

Dispositivo de armazenamento, é um dispositivo capaz de gravar (armazenar) informação (dado). A gravação pode ser feita virtualmente usando qualquer forma de energia. 
E um dispositivo de armazenamento retém informação, processa informação, ou ambos.

Existem três tipos de dispositivos de armazenamento:
- Magnéticos;
- Semicondutores;

- Ópticos.

Magnéticos

Os dispositivos de armazenamento magnéticos mais comuns são:
• Disquetes;
• Fitas magnéticas;
• Discos rígidos.


Os meios magnéticos apareceram para substituir os meios perfurados; os dados armazenados neles podem ser alterados sem ter que descartar o meio de armazenamento. Utilizam uma base de metal ou plástico recoberta com um material magnético (normalmente óxido de ferro), que reage a um campo magnético (electroíman) .
Em determinados pontos deste material, os dados são armazenados magnetizados.  Com isso, a leitura posterior dos dados pode ser realizada detectando-se as correntes induzidas pelos campos magnéticos armazenados.

Disquetes ou Discos Flexíveis (Floppy Disks)

É um disco de armazenamento fixo de dados, não armazenam tantas informações quanto o disco rígido, mas são removíveis e transportáveis. Os discos flexíveis são usados para mover arquivos entre sistemas de computação podendo ser copiados para o computador e fazer backup de dados importantes. Esses discos também necessitam de drivers para que os dados sejam gravados ou lidos.
Quem lê e grava as informações no disquete é a cabeça da unidade de disquete. A cabeça é formada por duas bobinas e as informações são lidas, escritas e apagadas, através da magnetização e desmagnetização da camada magnética do disquete. 
Existem dois tamanhos de disquetes: 3 ½ (três e meia polegadas) e 5 ¼ (cinco um
quarto polegadas), que esta em desuso desde os início dos anos 90.
A disquete com 3,5 polegadas tem uma capacidade de armazenamento de 720 KB (DD=Double Density) até 2,88 MB (ED=Extra Density), embora o mais comum actualmente seja 1,44 MB (HD=High Density), ou 5,25 polegadas com armazenamento de 160 KB (Single Side = Face Simples) até 1,2 MB (HD).

1981-2011 
A Sony - que "dispõe de uma quota de 70 por cento do mercado de disco flexível interna" - anunciou no mês passado que irá retirar completamente do mercado no final de Março de 2011. Não foram os primeiros a retira-las, outros fabricantes já retiraram do mercado, já que a capacidade de armazenamento de dispositivos de grande porte como unidades flash USB são baratas e prontamente disponíveis. Estas são agora algumas formas de serem utilizadas as eternas disquetes. 

Disco Rígido

O Disco Rígido (popularmente chamado de Winchester ou HD, do inglês Hard Disk.), são unidades de disco que armazenam mais dados e são mais rápidos do que os discos flexíveis. É um dos principais dispositivos de armazenamento. Como eles são capazes de armazenar muitos dados, às vezes são chamados de dispositivos de armazenamento de massa ou memória de massa. É caracterizado como memória física, que é aquela nas quais as informações não são perdidas quando o computador é desligado.
As unidades de disco rígido são utilizadas para o armazenamento de dados que devem estar disponíveis ao  sistema de computação e ao usuário no momento em que a tarefa tiver que ser realizada, pois normalmente são unidades fixas. O sistema operacional e os programas a serem executados permanecem armazenados no disco rígido, pois podem ser acedido rapidamente, sem a necessidade da colocação de um disco flexível para cada tarefa. A leitura dos dados no disco rígido dá-se pelas trilhas, que são divididas em sectores. Ele se encontra dentro de uma câmara hermética, fazendo com que os cabeçotes consigam passar muito mais próxima da superfície do disco. Essa precisão e a maior área de superfície oferecida pelos vários pratos fazem com que os discos possam ter uma variedade de tamanhos: 8 GB, 10 GB, 20 GB, 40 GB.

Curiosidades: O primeiro HD foi construído pela IBM em 1957. Era formado por 50 discos magnéticos e tinha capacidade para 5 MB. Os primeiros discos rígidos utilizavam a mesma média magnética que as disquetes, já os HDs actuais usam média laminada. Os discos magnéticos são recobertos por uma camada magnética que quanto mais fina, mais densa, ou seja, tem maior capacidade para armazenar dados. 

Fitas Magnéticas

São tiras plásticas contínuas com uma das faces coberta por material magnético. As principais características desse tipo de meio são: removíveis; possuem resistência mecânica e forte resistência aos agentes físicos; apresentam homogeneidade magnética e tem grande capacidade de armazenamento. Estes dispositivos possuem cabeçotes em posições fixas. Os cabeçotes de gravação possuem um electroíman que magnetiza o meio magnético, para isso, recebe uma corrente eléctrica no sentido correspondente ou cabeçote de leitura, sem corrente eléctrica, passa sobre a superfície. É um mecanismo mecânico que fazem as fitas girarem para que o cabeçote possa aceder à fita.

Existem três tipos de fitas magnéticas: as fitas cassetefita em carretel (Tape Reel) e cartuchos de fita (Tape Cartridge).
Fitas magnéticas de áudio.

Fitas magnéticas de Vídeo.



• Fitas cassete: são utilizadas para gravação de áudio;







• Fitas em carretel (Tape Reel): são fitas magnéticas, geralmente com 12,7 mm de largura, espessura de 0, 048 mm e comprimento de 194 a 780 m. A informação é registrada em pontos magnetizáveis ao longo de sete ou nove pistas, possui densidade de dados variando de 200 a 6250 bpi (bits por polegada);





• Cartucho de fita (Tape Cartridge): é uma fita magnética encapsulada em um cartucho plástico ou metálico, semelhante às fitas de áudio e vídeo. O encapsulamento serve de proteção para o meio de armazenamento de dados barato, comparando a outros meios e possui grande capacidade de armazenamento (vários gigabytes).

Fitas Magnéticas

Normalmente, são apresentados dois valores para a capacidade de armazenamento das fitas: é a capacidade de armazenamento sem compressão dos dados e o outro, a capacidade após a 
compressão dos dados. Algumas tecnologias de armazenamento em fitas:


Fitas Half-inch: são fitas magnéticas co ½ (12,65 mm) de largura, relativamente baratas, mas que necessitam de drives caros.
Exemplo: DLT (Digital Linear Tape), com capacidade de 20 GB até 80 GB, dimensão 105,8 X 105,4 mm.


Fitas Quarter-inch Cartridge (QIC): são fitas magnéticas com ¼ de largura, relativamente baratas e que suportam altas taxas de transferências de dados. Estão entre as fitas mais populares para backup em computadores pessoais.
Exemplo: Travan, com capacidade de 400 MB até 20 GB e dimensão de cartuchos de 76,2 X 50,8 mm.


Fitas 8 mm Helical-scan: são fitas magnéticas com 8 mm de largura que usam a mesma tecnologia das fitas de videocassete. Exigem drives relativamente caros e possuem baixas taxas de transferências.
Exemplo: VXA, com capacidade de 24 GB até 160 GB e dimensão de cartuchos de 95 X 62,5 mm.


Fitas 4 mm DAT: são fitas magnéticas com 4 mm de largura, foram criadas pela SONY, em 1987. Essas fitas necessitam de drives relativamente caros e possuem baixas taxas de transferências. Elas utilizam o formato DDS (Digital Data Storage) para armazenar os dados.
Exemplo: Dat DDS 1, com capacidade de 4 GB, com dimensões dos cartuchos de 73 X 54 mm.

Apesar da grande capacidade de armazenamento de dados, as fitas magnéticas apresentam um problema, o acesso sequencial, isto significa que para que um determinado ponto da fita seja acedido, é obrigatório passar por todos os pontos anteriores, diminuindo assim a velocidade de acesso aos dados gravados. Outro ponto
desfavorável a esse dispositivo de armazenamento é que, sem a conservação devida, incluindo o local de armazenamento, o controle da humidade e da temperatura e o controle da desmagnetização das fitas, em pouco tempo apresentaram defeitos, como perda de dados, som e imagem.

Semicondutores


Este tipo de dispositivos de armazenamento é o mais recente e é o que mais oferece perspectivas para a evolução do desempenho na tarefa de armazenamento de informação. 

Os dispositivos de armazenamento semicondutores podem ser encontrados nas mais diversas aplicações, desde Pen Drives, até cartões de memória.

Cartão de Memória



Cartão de memória ou cartão de memória flash é um dispositivo de armazenamento de dados baseados na tecnologia Flash, um tipo de memória baseado no EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read Only Memory) desenvolvido pela Toshiba nos anos 1980. Os chips de memória Flash são parecidos com a memória RAM (Random Access Memory) usada nos computadores, porém suas propriedades fazem com que os dados não sejam perdidos quando não há mais fornecimento de energia (por exemplo, quando a bateria acaba ou o dispositivo é desligado). Amplamente utilizado em câmaras fotográficas digitais, filmadoras digitais, videogames de mesa e portáteis, telemóveis, Palms, PDAs, MP3 Players, PCs e diversos outros aparelhos eletronicos, oferecem grande capacidade de regravação, não utilizam energia para transferir ou armazenar dados, são extremamente portáteis e contam com óptima durabilidade.

Pen Drive


Os pen drives são os que possuem a maior mobilidade, são pequenos e suportam muitos arquivos pois possuem grandes espaço para o armazenamento de dados, porém, não tanto quanto os HDs Externos. A pen drive (também chamado de memória flash) é um dispositivo de armazenamento portátil muito útil para guardar dados e transportá-los facilmente de um computador para o outro. Este pequeno objecto tem grandes vantagens, como por exemplo, a alta capacidade de armazenamento (alguns podem até armazenar mais dados do que um DVD) e a velocidade de transferência dos arquivos.


As capacidades atuais, de armazenamento, são 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 64 GB.